Se automedicar é algo que quase todos fazem, uma prática normal em todos os lugares do mundo. Porém, alguns países, há leis mais severas quanto a propaganda de medicamentos. O grande problema da automedicação é mascarar a doença. Ter uma dor de cabeça ali e aqui pelo estresse do dia a dia, é “normal”, então, a gente vai lá na farmácia e compra uma dipirona, ou um paracetamol, por que eles, os fabricantes, dizem que são um melhor do que o outro. Então, a gente vai lá e compra, sem saber do risco que estamos correndo.
Além de mascarar, esconder o possível causador da doença, cada medicação tem composição química e ação diferente, que pode ser mais eficaz do que a outra, dependendo do caso. Exemplo: medicamento para cólica menstrual, tem uns que dão efeitos melhores em algumas mulheres, e outros medicamentos em outras, mas porque?
Não será aqui ou com seu amigo que você vai ter essa resposta, e sim com um médico! Toda medicação possui um mecanismo de ação, e esse mecanismo tem que agir da forma correta para sua dor. Cabe ao médico, na consulta, entender o seu problema, e usar o conhecimento técnico para prescrever a melhor medicação.
O problema da automedicação se agrava quando vamos para problemas mais sérios do que uma leve dor de cabeça. Desmaios, fraquezas, diarreia, vômitos, falta de ar, tosse e outros sintomas, eles podem ser causados desde um resfriado simples, a gravidez (onde qualquer medicação pode trazer danos irreparáveis ao bebê), câncer e outras doenças extremamente perigosas e que precisam do acompanhamento médico.
A Teleconsulta de plantão é a solução da automedicação
A verdade é que a grande razão da auto medicação é que no momento que sentimos a dor, o médico fica muito longe e, a farmácia, fica na esquina. É mais fácil ir na farmácia, e o ser humano busca sempre a solução mais fácil, que nem sempre é a correta. Mas com a teleconsulta isso não é mais desculpa. Você pode agendar a consulta a qualquer horário e ter seu atendimento médico, e evitar a automedicação que pode trazer graves consequências.
A Cuidar.Online, tem uma modalidade de teleconsulta, que é a consulta de plantão. Ou seja, você solicita a consulta, e a clínica busca o profissional que possa te atender o mais rápido possível, às vezes em alguns minutos. E você já pode fazer a sua breve consulta de urgência, onde o médico já pode passar a receita médica e orientações. O valor dessa consulta de plantão é mais acessível para o paciente, e tem horários mais flexíveis, como finais de semana e durante a semana em horários noturnos também. Para saber mais, entre em contato com a Cuidar.Online.
Automedicação é uma cultura brasileira
Quem nunca teve aquela vó que passava um chá para cada dor? A automedicação vem da nossa cultura, pois o Brasil é rico em remédios naturais, ervas e tudo mais. Naquela época, não era errado se automedicar, pois existia poucos estudos, e medicamentos a disposição. E conversar com um médico rapidamente era impossível.
Porém, nós temos que evoluir, e pegar toda a informação existente e inovação ao nosso favor. Eu desafio a você que gosta de se automedicar, ler toda a bula da sua medicação preferida, e continuar a se medicar sem consultar um médico. Todos os possíveis efeitos colaterais da medicação escritos na bula, são resultados de pesquisa, e não podem ser ignorados. Não se automedique, use a tecnologia ao seu favor e consulte um médico online.