Conhecida por diferentes nomes, como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, a Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente e alguns casos não podem ser avaliados plenamente sem a realização deste exame complementar. Alterações podem indicar doenças respiratórias como asma ou DPOC.
Existem três situações principais em que o médico solicita o exame de espirometria:
- Para investigar ou monitorar doenças respiratórias;
- Para acompanhar o estado de saúde pulmonar de trabalhadores em ambientes que possam comprometê-la;
- Para avaliar a capacidade pulmonar de atletas.
O exame de espirometria é indolor. O paciente pode fazê-lo sentado ou de pé e precisa aspirar o máximo de ar que conseguir e depois soprar com o máximo de força possível por seis segundos.
Antes de executar o exame é importante o paciente seguir soprando no bocal acoplado no espirômetro até haver o sinal de que pode parar, pois se ele parar e aspirar novamente antes do tempo necessário irá alterar resultados do exame.
Para garantir que nenhum ar saia pelo nariz durante o processo, uma espécie de clipe é colocado para evitar a respiração nasal.
Depois da primeira etapa, que são três inspirações e aspirações fortes, o profissional da saúde irá aplicar um spray broncodilatador no paciente, nos casos em que houver este recomendação do pneumologista, e repetir o exame após cerca de 15 minutos.
Na pandemia de covid-19, este exame também passou a ser requisitado para investigar possíveis sequelas pulmonares em pacientes que foram acometidos pela doença.
PREÇO: R$ 180,00
Documentos necessários:
» Requisição de exame emitida por médico.
» Documento de identificação com foto.
Horário de funcionamento:
» Todas as Quintas-feira, pela parte da tarde (das 13h às 18h).