Esse guia foi criado para gerar mais informações para nossos clientes em uso dos serviços diante das diversas situações diferentes.

As principais informações condizem a orientações particulares quanto a postura, preparo, contatos úteis, e demais informações necessárias para o cliente se sentir amparado.

Saiba mais clicando em cada uma das situações abaixo.

Orientações básicas de como paciente laboratorial deve se portar diante e durante a realização dos seus exames. Para facilitar ainda mais colocamos aqui também os principais exames que necessitam de preparo antecipado para ser realizado. Fique atento e clique no botão abaixo pra saber melhor quais eles são.

Orientações básicas de como paciente ambulatorial deve se portar diante da sua consulta clínica. Fique atento e clique no botão abaixo pra saber melhor quais eles são.

Orientações básicas de como paciente em diagnóstico diferencial deve se portar diante e durante a realização dos seus exames. Esses exames são de diferentes áreas, quase todos de imagem como: Endoscopia, Raio X, Tomografia, etc.

Para facilitar ainda mais colocamos aqui também o preparo de cada um deles que devem ser antecipado para sua realização. Fique atento e clique no botão abaixo pra saber melhor quais eles são.

Orientações básicas de como o cliente internado deve se portar durante sua recuperação clínica em nossa instituição. Nossa área de internação tem regulamento específico seguindo as orientações de órgãos regulamentadores da saúde e o exemplo das principais instituições do país que servem como referência.

Para facilitar ainda mais colocamos aqui também o preparo de cada uma das orientações. Fique atento e clique no botão abaixo pra saber melhor.

1 – Como ocorre o procedimento de identificação minha como cliente internado?

A identificação do cliente internado é um ato de promoção da segurança interna. No ato da internação, o cliente receberá uma pulseira de identificação com seu nome, número de internação hospitalar e data de nascimento. O acompanhante principal é vinculado e indentificado à esse cliente, e na recepção pode ser feita a substituição de cada acompanhante conforme necessidade do cliente internado, sendo necessária apenas a identificação por identidade com foto de cada acompanhante ao recepcionista para acesso às acomodações do cliente.

2 – Como se dá a minha assistência médica como cliente internado?

A AGJ Hospital Saúde Center conta com quadro qualificado de médicos para atendê-los. O Acompanhante terá acesso a um médico assistente responsável pela prescrição, da dieta, medicamentos e procedimentos. Ele é o profissional responsável e mais capacitado para prestar informações. Eventualmente poderá designar um substituto para fazê-lo. Sabemos que todos querem informações frequentes e precisas, por isso não serão dadas informações por mensagem no whatsapp por esse contato que você pode clicar.

3 – Se houver intercorrência comigo como cliente internado, a quem devo recorrer?

Para eventuais atendimentos de emergência na Unidade de Internação, você deve solicitar ao seu acompanhante para entrar em contato com a equipe que o hospital dispõe de médicos plantonistas 24h ou à enfermeira do posto de enfermagem. Se não houver resposta pode passar uma mensagem de texto para esse contato caso esteja evetualmente desacompanhado, o que não é ideal.

4 – O que eu faço com as medicações que eu faço uso em casa?

As medicações que você faz uso contínuo em casa podem ser importantíssimas para a condução do seu tratamento como cliente interno no hospital. Você ou seu acompanhante devem informar ao médico e à equipe de saúde, todos os medicamentos em uso e não administrar nenhum medicamento sem consentimento médico dentro do hospital.

5 – Se eu tiver dúvidas quanto à administração de medicações feitas a mim, o que devo fazer?

Peça ao seu acompanhante primeiramente procurar a Enfermeira do posto mais próximo do andar em que esta internado. Caso não consiga falar com a enfermeira, entre em contato por mensagem de texto nesse contato.

6 – Como é feita a higienização do cliente dentro da AGJ Hospital Saúde Center?

Os clientes recebem os cuidados de uma equipe de enfermagem, que está pronta e treinada para atender as necessidades de cada cliente. Procedimentos como banho ao leito, asseios são avaliados pela equipe (médico/ enfermeiro) e indicados quando o cliente está impossibilitado de dirigir-se ao banheiro (CLIENTES ACAMADOS). Se você tem dúvidas, dirija-se à enfermagem para esclarecimentos, ou entre em contato por mensagem de texto para esse contato.

7 – Se eu precisar de orientações sobre contas médicas, autorizações, exames e procedimento do cliente, a quem devo me dirigir?

Existe em primeiro andar uma área de Internação e recepção de internação, onde se encontra uma funcionária que pode prestar essas informações médicas, e é responsável pelo relacionamento com as operadoras de saúde. Ele poderá informá-lo sobre processo de autorização de exames, procedimentos e outras contas médicas. Mas caso seja mais prático para você, pode enviar uma mensagem de texto para esse contato.

8 – O que devo perguntar à equipe de saúde e com que frequência posso solicitar informações?

Você pode anotar suas dúvidas e preocupações quando estas surgirem, facilitando o esclarecimento das mesmas quando estiver com os profissionais de saúde envolvidos na assistência. Aproveite a visita médica na unidade de internação, pergunte sobre suas dúvidas e repasse aos seu acompanhante, para que fique informado. É recomendado escolher um acompanhante para ser o interlocutor com a equipe de saúde. Na UTI, o momento do boletim médico é a oportunidade diária para esclarecimentos.

1 – Como ocorre o procedimento de identificação de acompanhantes?

A identificação do acompanhante é um ato de promoção da segurança interna. No ato da internação, o cliente receberá uma pulseira de identificação com seu nome, número de internação hospitalar e data de nascimento. O acompanhante principal é vinculado e indentificado à esse cliente, e na recepção pode ser feita a substituição de cada acompanhante conforme necessidade do cliente internado, sendo necessária apenas a identificação por identidade com foto de cada acompanhante ao recepcionista para acesso às acomodações do cliente.

2 – Como se dá a assistência médica ao cliente?

A AGJ Hospital Saúde Center conta com quadro qualificado de médicos para atendê-los. O Acompanhante terá acesso a um médico assistente responsável pela prescrição, da dieta, medicamentos e procedimentos. Ele é o profissional responsável e mais capacitado para prestar informações. Eventualmente poderá designar um substituto para fazê-lo. Sabemos que todos querem informações frequentes e precisas, por isso não serão dadas informações por mensagem no whatsapp por esse contato que você pode clicar.

3 – Se houver intercorrência com o cliente, a quem devo recorrer?

Para eventuais atendimentos de emergência na Unidade de Internação, o hospital dispõe de uma equipe de médicos plantonistas 24h, solicite à enfermeira do posto de enfermagem que acione o médico plantonista. Se não houver resposta pode passar uma mensagem de texto para esse contato.

4 – O que eu faço com as medicações que o meu cliente faz uso em casa?

As medicações que o cliente faz uso contínuo em casa podem ser importantíssimas para a condução do tratamento no hospital. Você deve informar ao médico e à equipe de saúde, todos os medicamentos em uso e não administrar nenhum medicamento sem consentimento médico dentro do hospital.

5 – Se eu tiver dúvidas quanto à administração de medicações, o que devo fazer?

Primeiramente procure a Enfermeira do posto mais próximo do andar em que o cliente esta internado, caso não consiga falar com a enfermeira, entre em contato por mensagem de texto para esse contato.

6 – Como é feita a higienização do cliente dentro da AGJ Hospital Saúde Center?

Os clientes recebem os cuidados de uma equipe de enfermagem, que está pronta e treinada para atender as necessidades de cada cliente. Procedimentos como banho ao leito, asseios são avaliados pela equipe (médico/ enfermeiro) e indicados quando o cliente está impossibilitado de dirigir-se ao banheiro (CLIENTES ACAMADOS). Se você tem dúvidas, dirija-se à enfermagem para esclarecimentos, ou entre em contato por mensagem de texto para esse contato.

7 – Se eu precisar de orientações sobre contas médicas, autorizações, exames e procedimento do cliente, a quem devo me dirigir?

Existe em primeiro andar uma área de Internação e recepção de internação, onde se encontra uma funcionária que pode prestar essas informações médicas, e é responsável pelo relacionamento com as operadoras de saúde. Ele poderá informá-lo sobre processo de autorização de exames, procedimentos e outras contas médicas. Mas caso seja mais prático para você, pode enviar uma mensagem de texto para esse contato.

8 – O que devo perguntar à equipe de saúde e com que frequência posso solicitar informações?

Você pode anotar suas dúvidas e preocupações quando estas surgirem no cliente, facilitando o esclarecimento das mesmas quando estiver com os profissionais de saúde envolvidos na assistência. Aproveite a visita médica na unidade de internação, pergunte sobre suas dúvidas. Na UTI, o momento do boletim médico é a oportunidade diária para esclarecimentos.

9 – Como posso ter informações de especialistas que atendem o paciente? Quem é o medico responsável da UTI?

O médico assistente por vezes solicita avaliação de especialistas. No posto de internação, pergunte a equipe de assistencial ou diretamente ao especialista sobre tal avaliação. Na UTI, os responsáveis são os médicos plantonistas que fornecem o boletim médico do paciente.

10 – Como devo falar com o cliente que acompanho? Posso tocá-lo?

Você deve conversar com ele da mesma maneira como faz habitualmente, mesmo que ele esteja desorientado ou em estado comatoso. Na UTI, a equipe poderá auxiliá-lo a encontrar formas de mostrar seu apreço e ajudar o seu paciente e informará caso seja necessário adotar algum cuidado especial no contato.

11 – Devo trazer algo de casa?

Objetos familiares podem servir para reconfortar. Fotografias, cartões, materiais religiosos e produtos de higiene da preferência do cliente podem ser permitidos para favorecer o bem-estar, exceto na UTI e em situações especiais. Ressaltamos que alimentos e bebidas devem ser oferecidos ao paciente somente com consentimento formal do médico assistente e da nutricionista do plantão.

12 – Se a condição clínica não é curável ou a recuperação é improvável, quais são as opções para oferecer conforto ao paciente?

Na UTI, o médico poderá discutir todas as opções com você e com sua família. As opções podem incluir decisões sobre tratamentos como diálise, medicamentos, exames diagnósticos, procedimentos etc.

13 – Como posso colaborar com a prevenção de infecção hospitalar?

A ação mais importante é a Higienização das mãos. Lave as mãos utilizando o sabão antisséptico apropriado e álcool gel, antes e depois da visita.

É recomendável, em caso de estado gripal (recente ou atual), não visitar os pacientes internados. Caso a visita seja imprescindível, é necessária a utilização de máscara descartável, disponível nos postos de enfermagem.

15 – Como ocorre a alta hospitalar do paciente da UTI?

Assim que o médico determinar a alta hospitalar, o paciente será liberado com a presença do acompanhante ou responsável. A enfermeira responsável providenciará um representante do hospital para acompanhá-lo até a Unidade de Internação, para o leito de enfermaria ou apartamento conforme seu contrato com a operadora de saúde.

16 – Posso trazer nosso líder religioso ao hospital para visitar o paciente?

Sim. Informe e procure negociar o horário com a Assistente Social a fim de não atrapalhar o horário de visita do familiar.

17 – Caso não esteja satisfeito com a conduta tomada relacionada à assistência hospitalar dada ao meu familiar (o paciente), a quem devo procurar?

A ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o cliente e a diretoria do Hospital. Foi criada para ouvir comentários, elogios, críticas e sugestões, além de atender o cliente para que ele se sinta satisfeito e esclarecido. você pode conhecer melhor essa área clicando aqui.

*Como posso fazer a visita ao cliente?

Na recepção da internação, a visita pode se identificar para a visita ao cliente desejado.

Para apartamentos a visita pode ser feita por 3 pessoas de cada vez , de 15h às 18h.

Na enfermaria permite-se a visita de apenas 1 pessoa alternadamente no horário de 15h às 18h.

Para enfermaria feminina, só será permitido acompanhante do mesmo sexo. Para situações diferenciadas, procure a assistente social para liberação do acompanhante do sexo oposto.

Nas Unidades de Terapia Intensiva, as visitas podem ser feitas no:

  • período da manhã, de 11:30h às 12:30h, com acesso de 01 pessoa;

  • à tarde, de 16:30h às 17:30h (boletim médico), permite-se 02;

  • e à noite, das 21h às 22h, permite-se 01 pessoa.

NÃO É PERMITIDA A ENTRADA DE MENORES DE 12 ANOS NAS VISITAS E NEM DE MENORES COMO ACOMPANHANTES.