Doenças

Endocrinologia é, resumidamente, a especialidade que cuida das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, são responsáveis em regular o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.

Logo, quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas. Então, é o endocrinologista que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro. Inclusive, doenças relacionadas ao metabolismo também são tratadas por este profissional.

Quais as doenças tratadas pelo médico endocrinologista? 

Obesidade:

O acúmulo de gordura no organismo pode levar a várias doenças, desde diabetes até problemas de locomoção e pressão alta, por exemplo. Neste caso, o médico Endocrinologista fará as investigações necessárias para descobrir porque seu organismo não está “funcionando corretamente”. 

Tireoide:

A glândula, localizada no pescoço, é responsável pela produção de um hormônio que regula o funcionamento de todo o organismo. Ter uma tireoide funcionando de maneira “preguiçosa” ou muito “acelerada” provoca uma série de alterações e sintomas, como ganho ou perda de peso, cansaço persistente, queda de cabelos, alterações na menstruação, insônia ou sono excessivo, cãibra. Um dos exames solicitados para verificar esse desequilíbrio são: TSH, T3 e T4. Caso ocorra uma alteração, poderá ser pedido outros exames complementares. 

Diabetes:

A grosso modo, diabetes é o excesso de açúcar no sangue. A glândula responsável pela produção de insulina, o hormônio que “quebra” as moléculas de glicose, o pâncreas, não produz ou produz de maneira insuficiente a insulina.

A diabetes pode ser uma doença silenciosa, ou não. Há pessoas que já apresentam os primeiros sintomas (sede excessiva, vontade frequente de urinar, cansaço, perda ou ganho de peso muito repentinas, alterações na visão e tonturas) logo de início, permitindo um tratamento rápido.

Quem não apresenta esses sintomas, mas tem histórico familiar, é importante sempre realizar um acompanhamento preventivo com um especialista para obter um tratamento adequado. 

Quando devo procurar um Endocrinologista?

Certamente, sempre que houver qualquer problema relacionado com metabolismo, ganho e perca de peso rápido e sem causa aparente, problemas de crescimento ou quando tiver diagnostico de doenças como diabetes e alterações nos níveis de colesterol e triglicérides.

Sobretudo, na dúvida procure um especialista para te auxiliar. A prevenção é o melhor caminho! Aqui, na Cuidar.Online, você pode se tratar da melhor maneira através de uma teleconsulta, caso precise da endocrinologia ou outra especialidade.

7 Comentários

  1. Recomendo uma plataforma de envio de mensagem do whatsapp, oferecendo estrategias de marketing atraves do Whatsapp mensagem e da famosa API WhatsApp Business. Eles sao especialistas em enviar WhatsApp massivo. Envie varios quadros de mensagem via whatsapp com sucesso.
    Visite> whatsapemmassa.com

    disparo em massa whatsapp: whatsapemmassa.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário