1 – Como ocorre o procedimento de identificação de acompanhantes?
A identificação do acompanhante é um ato de promoção da segurança interna. No ato da internação, o cliente receberá uma pulseira de identificação com seu nome, número de internação hospitalar e data de nascimento. O acompanhante principal é vinculado e indentificado à esse cliente, e na recepção pode ser feita a substituição de cada acompanhante conforme necessidade do cliente internado, sendo necessária apenas a identificação por identidade com foto de cada acompanhante ao recepcionista para acesso às acomodações do cliente.
2 – Como se dá a assistência médica ao cliente?
A AGJ Hospital Saúde Center conta com quadro qualificado de médicos para atendê-los. O Acompanhante terá acesso a um médico assistente responsável pela prescrição, da dieta, medicamentos e procedimentos. Ele é o profissional responsável e mais capacitado para prestar informações. Eventualmente poderá designar um substituto para fazê-lo. Sabemos que todos querem informações frequentes e precisas, por isso não serão dadas informações por mensagem no whatsapp por esse contato que você pode clicar.
3 – Se houver intercorrência com o cliente, a quem devo recorrer?
Para eventuais atendimentos de emergência na Unidade de Internação, o hospital dispõe de uma equipe de médicos plantonistas 24h, solicite à enfermeira do posto de enfermagem que acione o médico plantonista. Se não houver resposta pode passar uma mensagem de texto para esse contato.
4 – O que eu faço com as medicações que o meu cliente faz uso em casa?
As medicações que o cliente faz uso contínuo em casa podem ser importantíssimas para a condução do tratamento no hospital. Você deve informar ao médico e à equipe de saúde, todos os medicamentos em uso e não administrar nenhum medicamento sem consentimento médico dentro do hospital.
5 – Se eu tiver dúvidas quanto à administração de medicações, o que devo fazer?
Primeiramente procure a Enfermeira do posto mais próximo do andar em que o cliente esta internado, caso não consiga falar com a enfermeira, entre em contato por mensagem de texto para esse contato.
6 – Como é feita a higienização do cliente dentro da AGJ Hospital Saúde Center?
Os clientes recebem os cuidados de uma equipe de enfermagem, que está pronta e treinada para atender as necessidades de cada cliente. Procedimentos como banho ao leito, asseios são avaliados pela equipe (médico/ enfermeiro) e indicados quando o cliente está impossibilitado de dirigir-se ao banheiro (CLIENTES ACAMADOS). Se você tem dúvidas, dirija-se à enfermagem para esclarecimentos, ou entre em contato por mensagem de texto para esse contato.
7 – Se eu precisar de orientações sobre contas médicas, autorizações, exames e procedimento do cliente, a quem devo me dirigir?
Existe em primeiro andar uma área de Internação e recepção de internação, onde se encontra uma funcionária que pode prestar essas informações médicas, e é responsável pelo relacionamento com as operadoras de saúde. Ele poderá informá-lo sobre processo de autorização de exames, procedimentos e outras contas médicas. Mas caso seja mais prático para você, pode enviar uma mensagem de texto para esse contato.
8 – O que devo perguntar à equipe de saúde e com que frequência posso solicitar informações?
Você pode anotar suas dúvidas e preocupações quando estas surgirem no cliente, facilitando o esclarecimento das mesmas quando estiver com os profissionais de saúde envolvidos na assistência. Aproveite a visita médica na unidade de internação, pergunte sobre suas dúvidas. Na UTI, o momento do boletim médico é a oportunidade diária para esclarecimentos.
9 – Como posso ter informações de especialistas que atendem o paciente? Quem é o medico responsável da UTI?
O médico assistente por vezes solicita avaliação de especialistas. No posto de internação, pergunte a equipe de assistencial ou diretamente ao especialista sobre tal avaliação. Na UTI, os responsáveis são os médicos plantonistas que fornecem o boletim médico do paciente.
10 – Como devo falar com o cliente que acompanho? Posso tocá-lo?
Você deve conversar com ele da mesma maneira como faz habitualmente, mesmo que ele esteja desorientado ou em estado comatoso. Na UTI, a equipe poderá auxiliá-lo a encontrar formas de mostrar seu apreço e ajudar o seu paciente e informará caso seja necessário adotar algum cuidado especial no contato.
11 – Devo trazer algo de casa?
Objetos familiares podem servir para reconfortar. Fotografias, cartões, materiais religiosos e produtos de higiene da preferência do cliente podem ser permitidos para favorecer o bem-estar, exceto na UTI e em situações especiais. Ressaltamos que alimentos e bebidas devem ser oferecidos ao paciente somente com consentimento formal do médico assistente e da nutricionista do plantão.
12 – Se a condição clínica não é curável ou a recuperação é improvável, quais são as opções para oferecer conforto ao paciente?
Na UTI, o médico poderá discutir todas as opções com você e com sua família. As opções podem incluir decisões sobre tratamentos como diálise, medicamentos, exames diagnósticos, procedimentos etc.
13 – Como posso colaborar com a prevenção de infecção hospitalar?
A ação mais importante é a Higienização das mãos. Lave as mãos utilizando o sabão antisséptico apropriado e álcool gel, antes e depois da visita.
É recomendável, em caso de estado gripal (recente ou atual), não visitar os pacientes internados. Caso a visita seja imprescindível, é necessária a utilização de máscara descartável, disponível nos postos de enfermagem.
15 – Como ocorre a alta hospitalar do paciente da UTI?
Assim que o médico determinar a alta hospitalar, o paciente será liberado com a presença do acompanhante ou responsável. A enfermeira responsável providenciará um representante do hospital para acompanhá-lo até a Unidade de Internação, para o leito de enfermaria ou apartamento conforme seu contrato com a operadora de saúde.
16 – Posso trazer nosso líder religioso ao hospital para visitar o paciente?
Sim. Informe e procure negociar o horário com a Assistente Social a fim de não atrapalhar o horário de visita do familiar.
17 – Caso não esteja satisfeito com a conduta tomada relacionada à assistência hospitalar dada ao meu familiar (o paciente), a quem devo procurar?
A ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o cliente e a diretoria do Hospital. Foi criada para ouvir comentários, elogios, críticas e sugestões, além de atender o cliente para que ele se sinta satisfeito e esclarecido. você pode conhecer melhor essa área clicando aqui.